Nas Notícias

Rui Rio e Santana em debate no Clube dos Pensadores?

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP), convidou Pedro Santana Lopes e Rui Rio para um frente-a-frente.

O Clube dos Pensadores já teve presente Pedro Santana Lopes, na sua primeira reaparição pública, após, ter sido primeiro-ministro, há 10 anos.

Rui Rio esteve presente quando era presidente da Câmara Municipal do Porto e, posteriormente, mostrou abertura em regressar, se fosse candidato à liderança do PSD.

Recentemente, o Clube dos Pensadores fez um convite a cada um dos candidatos a líder do PSD, antes de saber da sua disponibilidade, para disputar a liderança do PSD.

Deste modo, achou a propósito fazer um novo convite, mas aos dois, para se encontrarem na mesma data, neste fórum de debate.

“Com certeza, seria um debate deveras interessante, enriquecedor e esclarecedor”, sustenta Joaquim Jorge, que moderará a conversa, caso o convite seja aceite.

O PSD irá eleger o seu novo líder a 13 de janeiro e realiza o Congresso a 16, 17 e 18 de fevereiro.

A data limite para entrega das candidaturas e moções estratégicas será 2 de janeiro, sendo que a campanha eleitoral interna se fará entre 2 e 12 desse mês.

O distrito do Porto é uma das zonas com mais militantes do PSD e pode ser decisivo na eleição do novo líder do PSD.

“Apesar da eleição do líder do PSD ser exclusiva dos seus militantes, uma campanha das diretas no PSD deve estar aberta à participação de simpatizantes e demais cidadãos mesmo não podendo votar”, salienta ainda Joaquim Jorge.

O futuro líder do PSD, numa primeira fase, precisa dos votos dos seus militantes, todavia, numa segunda fase como passa a ser líder da oposição, para ser primeiro-ministro precisa do voto dos cidadãos que confiem nele.

“O Clube dos Pensadores reivindica o valor da conversação e da troca de ideias e opiniões, sem tomar partido. Defende que os cidadãos não devem ser privados do debate e esclarecimentos que precisam”, realça o fundador.

Joaquim Jorge já contou com as presenças de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Pedro Passos Coelho, Assunção Cristas, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, entre outros.

Em destaque

Subir