Desporto

Rui Rio “participou na Federação de Automobilismo”, reage Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, cumpriu a promessa de responder às críticas por integrar o Conselho Consultivo do FC Porto lembrando o exemplo do antecessor, Rui Rio.

“O anterior líder [da autarquia] participou na Federação de Automobilismo ou uma coisa dessa natureza”, afirmou Rui Moreira, na entrevista à Antena 1, quando confrontado com a distância que Rui Rio publicamente defendeu face ao FC Porto.

Recorde-se que, quando o agora presidente do PSD foi o autarca do Porto, o clube foi ‘proibido’ de festejar os títulos nos Paços do Concelho.

Eleito pela lista de Pinto da Costa para o Conselho Consultivo dos dragões, Rui Moreira defendeu que a indicação de um edil para um órgão consultivo de um clube representativo do município “devia ser quase por inerência”.

“É muito importante a articulação entre a cidade e um clube que é muito importante para a cidade”, reforçou Rui Moreira, lembrando que, “por inerência”, a Câmara do Porto tem lugar em vários órgãos consultivos, como na Casa da Música e em Serralves.

“Não há maior transparência do que o presidente da Câmara participar num conselho consultivo de um clube tão importante, devia ser quase por inerência. O que nunca aconteceu comigo, ao contrário de outros presidentes, é ter pessoas do futebol nas minhas listas de apoiantes, a fazer campanha política comigo. Nunca tive esse tipo de apoios”, insistiu o autarca.

Acusado de promover a “promiscuidade” entre o futebol e a política, Rui Moreira afirmou que não tem “complexos” em assumir preferências que sempre foram públicas.

“A promiscuidade é uma coisa diferente, é uma coisa que se esconde. Eu nunca escondi nada. Não tenho de esconder que sou portuense e do FC Porto, não fui para outra cidade ser presidente. Quando me candidatei da primeira vez até diziam que um comentador de futebol e adepto do FC Porto queria ser presidente da Câmara. É alguma surpresa que eu goste do FC Porto, que eu goste da cidade? Sou sócio de outros clubes, como o Boavista. Se o Salgueiros me convidar [para um órgão consultivo] eu acho que é normal”, sustentou.

Ainda sobre o FC Porto, Rui Moreira descartou uma candidatura à presidência em 2024… por agora.

“O presidente do FC Porto é o senhor Pinto da Costa, que acaba de ser reeleito por dois terços dos sócios. O FC Porto está bem entregue, daqui a quatro anos é uma eternidade”, finalizou.

Em destaque

Subir