Nas Notícias

Rui Rio faz queixa dos deputados do PSD que quebraram disciplina de voto

Rui Rio, presidente do PSD e líder da bancada parlamentar ‘laranja’, apresentou uma queixa no Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) do partido contra sete deputados.

Os visados são Alexandre Poço e Margarida Balseiro Lopes (o presidente e a antiga líder da JSD), Álvaro Almeida, Emídio Guerreiro, Pedro Pinto, Pedro Rodrigues e Rui Silva.

Em causa está a quebra da disciplina de voto imposta pelo PSD na votação do fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro.

Alguns destes deputados já tinham ‘avisado’ o presidente do PSD que iam votar contra a orientação do partido, alegando que a questão (o fim dos debates quinzenais) não foi debatida pela bancada ‘laranja’, como determina o regulamento interno.

Foram mesmo tornados públicos alguns pedidos para levantamento da disciplina de voto, com a direção da bancada a responder, através de um email aos deputados sociais-democratas, que tinham “o direito de discordar”, mas estavam obrigados a votar conforme a orientação partidária.

A falta de discussão interna do tema foi justificada com o argumento de que tal “sempre aconteceu com a esmagadora maioria dos projetos”.

De acordo com Paulo Colaço, presidente do CJN, a intenção de Rui Rio é “a abertura de um procedimento disciplinar” contra os sete deputados ‘revoltosos’.

O órgão disciplinar do PSD tem agora 90 dias para se pronunciar.

Em destaque

Subir