Categorias: Nas Notícias

Rui Rio lamenta “julgamentos feitos em praça pública” através de fugas de informação na Justiça

Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, considera que há “um julgamento na praça pública” e pergunta como é que as buscas domiciliárias a três ex-ministros de Sócrates – no âmbito da investigação às Parcerias Público-Privadas – foram parar aos meios de comunicação social. “Há demasiada política na Justiça e demasiada Justiça na política”, lamenta Rio.

O autarca social-democrata Rui Rio discorda da mediatização das buscas domiciliárias feitas pela Polícia Judiciária a ex-ministros de José Sócrates, questionando o modo como essa diligência judicial acabou por chegar aos meios de comunicação social.

“Como é que os jornais souberam que foram feitas buscas?”, pergunta Rui Rio, acrescentando que “um julgamento na praça pública em nada abona a favor da investigação”.

O presidente da Câmara Municipal do Porto – que falava na segunda Reunião Anual da Justiça Administrativa, onde era abordado o tema ‘A Justiça Administrativa em Tempos de Crise’ – fazia uma alusão a investigações que decorrem, no âmbito das Parcerias Público Privadas (PPP), que envolvem ministros do executivo de José Sócrates: Mário Lino, Paulo Campos e também António Mendonça.

Para Rui Rio, a Justiça deve “fazer ruturas e abrir horizontes”, evitando as fugas de informação que, de acordo com o autarca social-democrata, resulta quase sempre “num julgamento em praça pública”.

Rio realça que está a falar de pessoas do PS, com as quais teve relacionamento político difícil. E lembra também que o próprio considerou sempre importante que se avançasse na investigação das PPP. Mas lamenta a relação entre Justiça e comunicação social, com fugas que não abonam em favor das autoridades judiciais.

“Não denunciar estas situações é ter falta de sentido de Estado. Não devemos seguir este caminho. Os julgamentos não podem ser feitos na comunicação social. E não é admissível que haja pessoas a contribuir para que isso aconteça. Há demasiada política na Justiça e demasiada Justiça na política”, aponta Rui Rio.

O autarca do Porto pede, desse modo, “reformas estruturais”, culpando “os agentes da Justiça” do modo como ocorrem estas fugas e esta mistura entre política e Justiça.

Ontem, o presidente da Câmara Municipal do Porto sugerira novas leis e vigilância apertada sobre a imprensa. “Temos uma comunicação social a quem praticamente tudo é permitido”.

“Não é possível continuar num regime democrático com a comunicação social, sem ter balizas para a sua atuação”, defende Rui Rio. leia mais

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias