Nas Notícias

Rui Rio despede-se da política mas pode regressar “em nome de um interesse patriótico”

rui rioNo dia do adeus de Rui Rio à Câmara Municipal do Porto, o autarca revela que vai dedicar-se à atividade profissional, promete não fazer “rigorosamente nada para entrar na atividade política outra vez”, mas assume que “pode acontecer qualquer coisa no país” que o faça regressar. Rio garante que o fará, apenas, por sentido patriótico. Na hora do adeus, deixa críticas ao PSD, partido que “enfrenta uma grande desorientação”.

Hoje é dia de despedida de Rui Rio da Câmara do Porto, município que liderou durante 12 anos, esgotando os três mandatos que a lei permite que possa cumprir na Invicta.

Na hora de entregar a pasta a Rui Moreira, o seu sucessor, Rio manifestou, em entrevista à RTP Informação, que não é sua intenção regressar à política, apesar de ser considerado um dos grandes candidatos que o PSD pode apresentar, no pós-Passos Coelho.

“Vou retomar a minha atividade profissional, adequada a alguém que tem o curso de Economia”, adianta Rui Rio, que faz uma promessa: “Não vou fazer rigorosamente nada para entrar na atividade política outra vez”.

Esta declaração é tudo menos um adeus definitivo e abre espaço para o regresso do político. O presidente cessante da Câmara do Porto assume-o, com todas as letras: se o País precisar de Rui Rio, o economista voltará.

“Apesar do caminho que vou seguir ser este [regressar à atividade profissional], percebo que durante algum período de tempo pode acontecer qualquer coisa no país em que eu acabe por ter de estar envolvido, em nome de um interesse patriótico, da minha credibilidade, em nome de não defraudar a confiança das pessoas”, destacou.

Nesta entrevista, subentende-se que Rio está desagradado com o PSD. E as críticas à liderança de Passos – que não são novas – repetem-se, na hora do adeus à Câmara do Porto. “O Partido Social Democrata está numa grande desorientação”, salienta Rui Rio, que entende que o partido “não absorveu” a “grande derrota nas eleições autárquicas”.

A partir de hoje, Rui Moreira passa a sentar-se na cadeira do poder, eleito com o apoio do CDS, mas com o apoio do PS. Rui Rio não comenta o futuro do município do Porto, mas manifestou apoio a Moreira, contra o candidato do PSD.

Em destaque

Subir