Nas Notícias

Rui Rio acha que Vítor Bento “esteve mal” ao sair do Novo Banco

rui rio No programa Página Dois, da RTP2, Rui Rio considerou que Vítor Bento “esteve mal”, ao deixar o Novo Banco. Na mesma entrevista, o ex-autarca do PSD defendeu uma renegociação da dívida.

Em entrevista ao canal 2 da RTP, Rui Rio considerou que a saída de Vítor Bento do Novo Banco não poderia suceder tão depressa e sem uma explicação sobre os seus motivos.

“Parece-me evidente que [Vítor Bento] não poderia sair em tão curto espaço de tempo, numa situação tão melindrosa. Tem Vítor Bento razões de queixa do Banco de Portugal, que lhe dão motivos para sair? Não sei. Se tem, deveria dizer”, defendeu Rui Rio.

O ex-autarca do PSD abordou ainda a situação económica do país e entendeu que o próximo Governo não terá alternativa a uma renegociação de dívida.

“Ou produzimos mais e melhor – e temos mais riqueza para pagar a dívida – ou a dívida não é paga. A chave é o crescimento e o Orçamento de Estado tem de ter superavit a médio longo prazo”, disse.

Para Rio, a solução passa por “chamar os principais credores e esticar o período de tempo”, exigindo “taxas de juro inferiores”.

“Em vez de a dívida ser paga em 10 anos, o seja em 15, ou em 20. Dizemos ao credor: ‘se queres receber o que te devo, tens de me dar mais tempo e cobrar um preço mais baixo’”, afirmou Rio.

Essa renegociação de dívida é, para o social-democrata, inevitável:

“Se não crescermos, teremos de o fazer. Se crescermos, poderemos ter a sorte de nunca o ter de fazer. Mas será difícil”, concluiu.

Em destaque

Subir