Nas Notícias

Rui Moreira representado por folha de papel no debate das autárquicas

Já se sabia que Rui Moreira não ia participar no debate de ontem à noite entre os candidatos à Câmara do Porto, mas a TVI não teve problemas em colmatar a ausência. No cadeirão reservado ao candidato independente que procura um segundo mandato sentou-se uma folha de papel com o nome “Rui Moreira” impresso.

O Bloco de Esquerda já tinha anunciado que o presidente da Câmara do Porto, que se recandidata para o segundo mandato, não ia estar presente no debate de ontem, tentando recolar Rui Moreira ao “escândalo Selminho”, uma queixa já arquivada pela justiça.

Rui Moreira criticou a multiplicação de debates, apontando que aceitou “o dobro” face àqueles em que participou no ano de 2013, e à hora em que os candidatos à Câmara do Porto se apresentavam na Fundação de Serralves estava bem perto: no Estádio do Bessa.

Sem o presidente da Câmara do Porto, ausente para ver Portugal golear as Ilhas Faroé (5-1), os restantes candidatos convidados pela TVI aproveitaram para ‘malhar’ no autarca em exercício.

É de destacar, ainda assim, a forma como a TVI ‘obrigou’ Rui Moreira a estar presente, colocando uma folha de papel com o nome do candidato no cadeirão vazio.

Manuel Pizarro, o candidato que o PS lançou após a zanga do movimento de Rui Moreira, deixou antecipar que é possível repetir a coligação formada após as autárquicas de 2013, mas nunca “nas mesmas condições”.

Álvaro Almeida, o candidato do PSD, fez questão de frisar que não é militante social-democrata. “Não sou do PSD”, insistiu, assim como na ideia de que “a tentativa de colar o PSD a este executivo é disparatada”.

Era Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU, quem mais tentava associar o PSD à gestão do independente – apoiado pelo PS após as eleições de 2013 e pelo CDS nesta campanha – e ausente Rui Moreira. “Não vale a pena votar no PSD porque depois os vereadores fazem aquilo que Moreira quer”, ironizou.

João Teixeira Lopes, que participou à distância, aproveitou o cenário que o Bloco de Esquerda foi montando durante o dia para tentar ressuscitar uma queixa que, a nível judicial, já nem existe. “Venha prestar contas e esclarecimentos sobre o caso Selminho”, exigiu o candidato bloquista.

Em destaque

Subir