Motociclismo

Rui Gonçalves entra a ganhar no ‘Nacional’ de Enduro

Rui Gonçalves não podia ter iniciado melhor a temporada ao impor-se na primeira prova do Campeonato Nacional de Enduro, que teve lugar em Vila Nova de Santo André.

Numa prova que teve mais de duas centenas de concorrentes à partida, e com um percurso de 50 quilómetros e 12 especiais, Gonçalves assumiu o comando logo na primeira passagem pela ‘Cross Test’.

O vencedor da prova que encerrou a época 2018 em Valpaços teria oposição à altura e na segunda especial perdeu a liderança para Luís Oliveira. Mas Rui Gonçalves viria a recuperar a primeira posição no fecho da primeira volta, aquando da passagem pela Enduro Test.

A partir desta altura o piloto de Vidago ‘segurou’ o comando, que manteve até final vencendo todas as passagens pelas ‘Cross Test’ e ‘Enduro Test’, contabilizando oito triunfos em especiais, deixando as quatro passagens pelas ‘Extreme’ para Luís Oliveira. A restantes três especiais foram ganhas por Gonçalo Reis.

No final quase minuto e meio separou Rui Gonçalves de Gonçalo Reis, segundo à frente de Luís oliveira, que caiu na abertura da quarta volta e perdeu cerca de uma dezena de segundos. Recuperou para terceiro na fase final por troca com João Vivas. Sebastian Buhler completou o top cinco.

Já André Martins venceu a classe Open, com quase 90 segundos de vantagem sobre Gerson Pinto, enquanto em Verdes 1 o melhor foi Frederico Rocha. Em Verdes 2 esse êxito foi para Diogo Valença e em Verdes 3 para Nuno Gonçalves.

Entre os Veteranos impôs-se André Afonso, nos Super Veteranos o melhor foi Pedro Sarreira, Rita Vieira venceu nas Senhoras, Frederico Rocha na Youth Cup e Nelson Cabeça na Vintage.

O campeonato irá prosseguir no início do mês de março na Régua.

Em destaque

Subir