Nas Notícias

RTP nega que vá pagar salário milionário a jornalista que deixa a SIC

Cândida Pinto está a caminho da RTP para assumir funções na direção de informação, deixando a SIC onde era uma das jornalistas mais destacadas. A contratação de Cândida Pinto e Helena Garrido tem gerado insatisfação em alguns setores da RTP. No dia em que se ficou a saber que Cândida Pinto poderá vir a auferir um salário a rondar os sete mil euros mensais (mas não só), a RTP vem a público negar tais valores.

De acordo com o jornal Correio da Manhã (CM), além dos sete mil euros mensais, a jornalista que troca a SIC pela RTP terá ainda direito a um carro com combustível e manutenções suportadas pelos cofres da estação pública, situação desmentida pela RTP.

“Não tem qualquer correspondência com a verdade, constituindo um erro grosseiro”, reconhece a RTP, em comunicado enviado às redações, em reação.

A contratação tem gerado insatisfação entre alguns setores da RTP, nomeadamente nos membros da Comissão de Trabalhadores da RTP.

A empresa sustenta que as chegadas de Cândida Pinto e Helena Garrido vão ser pagas nos “patamares estabilizados para as remunerações de diretores e diretores adjuntos de canais e de informação”.

Cândida Pinto não se pronunciou sobre o caso, mas diz o CM que esta terá ainda direito ao “pagamento de despesas de representação e telemóvel” da empresa.

A RTP fala em “campanhas difamatórias que visam desestabilizar a empresa”.

O Governo já terá, entretanto, pedido explicações à administração da RTP, uma vez que a empresa pública só pode realizar contratações com a ‘luz verde’ governamental em face da condição financeira imposta.

Sobre a polémica que estas contratações têm gerado, o comentador João Gobern já veio a público pedir “mais respeito e menos baixeza” pela RTP.

Cândida Pinto, uma das caras da SIC desde a fundação (1992), é a grande novidade na nova direção de informação da RTP, liderada desde 12 de outubro por Maria Flor Pedroso.

Na nova direção de informação da RTP está também Helena Garrido, comentadora habitual da estação pública e que chegou a dirigir o Jornal de Negócios.

Em destaque

Subir