Nas Notícias

RTP invadida, Garcia Pereira avança com providência cautelar (vídeo)

Líderes do PCTP/MRPP e do Partido Trabalhista Português não gostaram de ser afastados dos debates televisivos e protestaram, invadindo os estúdios da RTP. José Manuel Coelho e Garcia Pereira foram os rostos desta manifestação, que ‘gritava’: “Televisões só convidam os cinco ladrões”. A polícia foi chamada a intervir. Partidos vão avançar com uma providência cautelar para impedir o que consideram ser uma “violação constitucional”.

O canal de televisão público foi alvo de uma manifestação, no dia em que arrancaram os debates com os líderes dos partidos com assento parlamentar. Revoltados com a decisão de afastar os partidos sem eleitos no Parlamento, os líderes do PCTP/MRPP e do Partido Trabalhista Português encabeçaram uma invasão aos estúdios da RTP, em Lisboa.

“Foi violado o princípio constitucional segundo o qual todas as candidaturas merecem igualdade de tratamento. Nunca em nenhuma circunstância um representante de um partido que esteja fora do Parlamento pode confrontar um partido que tenha assento parlamentar”, acusa Garcia Pereira, do PCTP/MRPP.

Garcia Pereira não coloca de parte a possibilidade de se realizarem novos protestos, mas adianta que vão ser entregues “duas providências cautelares”, para travar os procedimentos destes “debates discriminatórios”.

O líder do PCTP/MRPP denuncia também agressões por parte de “indivíduos à paisana”, que atacaram elementos das candidaturas que participavam no protesto. “Não sabemos se são agentes da polícia”, diz.

Por seu turno, José Manuel Coelho ressalva o facto de o protesto ser “levado a cabo por pessoas pacíficas” e de surgir com o único objetivo: “Permitir que os dois partidos possam ser ouvidos sobre esta decisão”.

Paulo Portas (CDS) e Jerónimo de Sousa (CDU) foram os primeiros a esgrimir argumentos e já se encontraram nos estúdios quando se deu a manifestação. “Censura” e “Televisões só convidam os cinco ladrões” foram algumas das palavras de ordem dos manifestantes.

O diretor de informação da RTP, Nuno Santos, promete “ouvir todas as candidaturas em debate na RTP1” e nos diversos serviços informativos da estação pública, o que “garante uma cobertura plural”.



https://www.youtube.com/watch?v=Ieb-r3RdupI

Em destaque

Subir