Economia

Roubini afirma que Portugal e Grécia poderão abandonar o Euro

Roubini, o conhecido economista que anteviu a atual crise financeira mundial, afirma que Portugal e Grécia são os Estados-membros com maior probabilidade de abandonar o euro. O economista alerta também que as dificuldades da Zona Euro irão agravar-se.

“Alguns dos membros mais fracos poderão não sair da Zona Euro este ano ou no próximo, mas num horizonte de três a cinco anos poderão fazê-lo”, declarou Nouriel Roubini, numa conferência de imprensa, citado pela Bloomberg.

Entre os “membros mais fracos” a que se refere estão Portugal e a Grécia. É de salientar que os juros da dívida pública grega a dois anos atingiram já um novo pico de 46,5 por cento.

O professor de Economia da Stern School of Business, da Universidade de Nova Iorque, disse ainda que algumas “economias avançadas” irão entrar também em recessão e que a crise deverá intensificar-se. “Não prevejo uma recessão global, uma vez que os mercados emergentes continuarão a crescer de forma sólida”.

Porém, “certamente que existe o risco de uma recessão ‘double dip’ na maioria das economias avançadas. Uma das diferenças em comparação com o passado é que estamos a ficar sem munições políticas”, alertou Roubini.

O ‘profeta da desgraça’, como é também conhecido devido às suas previsões, declarou que a situação espanhola é também “extremamente difícil”.

No entanto, quando se mencionou a Itália, o economista deixou ao país dois conselhos: recuperar o crescimento económico e arriscar na formação de empregos. “A menos que haja crescimento económico, o que quer que seja que Itália faça em matéria orçamental não será suficiente”, aconselhou.

“Estamos neste ciclo vicioso, que deverá ter efeitos sistémicos sobre a Zona Euro”, comentou.

Em destaque

Subir