Nas Notícias

RotaTeq e Prevenar 13 voltam ao mercado com o fim da suspensão decretada pelo Infarmed

A suspensão preventiva de dois lotes das vacinas RotaTeq e Prevenar 13 chegou ao fim, com os fármacos a poderem regressar às farmácias. Os lotes em causa foram suspensos após a morte de um bebé que havia sido vacinado, mas diversos estudos confirmaram que não houve qualquer relação.

Os lotes 1590 AA do RotaTeq e F73745 do Prevenar 13 podem voltar a ser comercializados. Estes fármacos haviam sido suspensos preventivamente em finais de março, após a morte dum bebé de seis meses, em Loures, que havia sido anteriormente vacinado com os dois fármacos.

O Infarmed decretou a suspensão preventiva dos referidos lotes, até que ficasse comprovada a existência ou não de uma relação entre a vacinação e a morte da criança. Depois da Procuradoria-Geral da República ter concluído que não houve relação, coube agora ao Comité de Medicamentos para Uso Humano reafirmar essa conclusão.

Dissipadas as dúvidas, o Infarmed voltou a autorizar a aplicação e a comercialização dos lotes em causa. O RotaTeq é utilizado para diminuir os riscos de contração do rotavírus, uma das principais causas de gastroenterite nas crianças, enquanto a Prevenar 13 é uma vacina muito utilizada como uma imunização ativa para a prevenção de pneumonia.

Em destaque

Subir