Nas Notícias

Rotary Club de Sandim convida Joaquim Jorge para palestra

Marcelo_Joaquim_Jorge_CDP_900

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, no Rotary Club de Sandim, em Vila Nova de Gaia.

Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores, é o convidado do Rotary Clube de Sandim (Gaia), para uma palestra sobre ‘A Democracia e os Políticos’.

O debate de ideias decorre no Villa Sandini Hotel & SPA, em Sandim, no dia 29 de abril, quarta-feira, às 21h45. Antes, há um jantar do Rotary Clube de Sandim.

Joaquim Jorge aceitou o convite do membro do Clube dos Pensadores, Álvaro Piedade, médico e companheiro há muitos anos do Rotary Club de Sandim. Joaquim Jorge, apesar de ser solicitado para inúmeras instituições para proferir palestras e debates, tem procurado reservar-se para os debates no Clube dos Pensadores que dão imenso trabalho na sua preparação , planificação e execução.

O Clube dos Pensadores já recebeu diversas personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa. Recentemente teve presente Rui Rio e António Costa e, pelo seu nono aniversário Miguel Cadilhe.

“O discurso político desvaloriza as palavras. Porque será que tanta gente sente saciedade, tédio, repleção e aborrecimento pela política? Quiçá, por um cansaço da forma como se pratica a política? Verdade. A sociedade necessita de uma renovação , em certo tempo, mudar os protagonistas. Quando uma sociedade se enquista e os protagonistas são sempre os mesmos, há um desejo de renovação. Isso deve-se a abusos do que é ter uma função pública e no erário público”, defende Joaquim Jorge.

No entanto, acrescenta, “não podemos culpar só os políticos mas a sociedade em conjunto”. Julio Cortázar, escritor argentino no seu conto ‘Não se Culpe Ninguém’, retrata bem que ninguém tem culpa.

“Há palavras que se esvaziam: bondade; verdade; liberdade; consenso; compromisso; entre outros. Uma coisa é o que as palavras significam e outra o discurso que se faz com as palavras. O discurso que se faz hoje não tem a autenticidade ou a sinceridade com que se implementaram entre nós”, argumenta o fundador do Clube dos Pensadores.

“A liberdade significa o mesmo o que repugna é o discurso que se constrói com ela. O controlo sobre as pessoas são infinitamente maiores, o equilibro de poderes é uma balela. Uma democracia que não satisfaça as necessidades dos cidadãos. Infelizmente grande parte da população já percebeu que o principal elemento da democracia não é o votante ( o cidadão) mas o credor da nossa dívida pública. A democracia nunca foi um assunto exclusivo de eleições, leis e procedimentos. Precisa de confiança e legitimação”, acrescenta.

Em destaque

Subir