Fórmula 1

Rosberg vence em Monza e encurta diferença para Hamilton

NicoRosbergItalia4

Nico Rosberg venceu o Grande Prémio de Itália de Fórmula 1, realizado este domingo no Autódromo de Monza. O alemão da Mercedes soube tirar partido de uma má partida do seu companheiro de equipa Lewis Hamilton para assumir a liderança na largada e não mais a largar até final.

Já o britânico foi obrigado a um ‘forcing’ para recuperar até á segunda posição e assim limitar as perdas para Rosberg, que agora fica a apenas dois pontos do campeão do mundo, ainda líder do campeonato.

Foi uma prova marcada pela má partida de Hamilton, já que um bom arranque de Rosberg permitiu ao alemão da Mercedes defender-se de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, que ultrapassaram o inglês como verdadeiras ‘flechas’.

Depois nos 300 metros que separaram até à primeira chicane o campeão do mundo perdeu mais lugares, para Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo. Por isso nas voltas seguintes Lewis Hamilton teve de forçar o andamento para recuperar as posições ao australiano da Red Bull e ao finlandês da Williams.

SebastianVettelItalia2

Contudo, enquanto na frente Rosberg aumentava o ritmo apenas para se afastar dos pilotos da Ferrari, Hamilton tinha de continuar ‘prego a fundo’ para tentar chegar-se a Vettel e a Raikkonen. O inglês consegui-o mas apenas após as segundas paragens nas boxes.

Apesar de não ter conseguido vencer, Sebastian Vettel deu aos muitos ‘tiffosi’ presentes em Monza algo para festejar; o último lugar do pódio.

Já atrás dos quatro primeiros a hierarquia foi quase idêntica à qualificação, ainda que perto do final Valtteri Bottas não tenha conseguido ‘segurar’ a quinta posição face ao ataque de Daniel Ricciardo, e tenha acontecido o mesmo com Sergio Perez relativamente ao sétimo lugar que Max Verstappen ‘salvou’, depois de também na partida se ter atrasado.

DanielRicciardoItalia2

Classificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h17m28,089s
2.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 15,070s
3.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 20,990s
4.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 27,561s
5.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 45,295s
6.º Valtteri Bottas (Williams) + 51,015s
7.º Max Verstappen (Red Bull) + 54,236s
8.º Sergio Perez (Force India) + 1m04,718s
9.º Felipe Massa (Williams) + 1m05,617s
10.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m18,656s

Em destaque

Subir