Fórmula 1

Rosberg reforça liderança do campeonato com terceira vitória consecutiva

RosbergChina4

Nico Rosberg venceu o Grande Prémio da China, terceira prova do campeonato do mundo de Fórmula 1, somando o seu terceiro triunfo consecutivo e reforçando a liderança.

O alemão da Mercedes foi surpreendido na largada por Daniel Ricciardo, mas um furo recolocaria o líder do campeonato na frente da prova, que comandou até final, enquanto atrás de si a luta era grande.

Tudo correu de feição a Rosberg no circuito de Xangai. Não apenas viu o único piloto a surpreendê-lo atrasar-se, como também os pilotos da Ferrari colidirem e também perderem tempo.

Os destroços na pista que causaram o furo a Ricciardo fizeram o ‘safety car’ entrar em pista e fazerem quase todos os pilotos dirigirem-se às boxes de modo a anteciparem a primeira paragem para troca de pneus.

Nico Rosberg optou por não fazê-lo, contrariamente a Daniil Kvyat, o grande beneficiando pela colisão entre Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, provocada por um excesso de otimismo do alemão.

KvyatChina2

Kvyat manteve-se como o principal perseguidor de Rosberg durante dois terços da corrida, altura em que Vettel conseguiu passar para a frente do russo da Red Bull, salvando o dia com um segundo lugar.

Para Daniil Kvyat a terceira posição premiou uma prova inteligente, fazendo por merecer o segundo pódio da sua carreira, enquanto o seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo limitou os danos do azar inicial com a quarta posição.

A maior ‘fava’ da prova pertenceu a Lewis Hamilton, que depois de ser obrigado a largar do fim da grelha por via da penalização por troca da caixa de velocidades, atrasou-se novamente na primeira curva ao partir a ‘asa’ dianteira do seu Mercedes devido a um toque do Sauber de Marcus Ericsson.

Depois várias paragens nas boxes – que desafiaram a estratégia – o inglês conseguiu efetuar várias ultrapassagens e recuperar muitas posições, mas não conseguiria ir além do sétimo posto, vendo-se inclusivamente impotente para passar Felipe Massa e resistir a Kimi Raikkonen.

VettelChina2

Classificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h38m53,891s
2.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 37,776s
3.º Daniil Kvyat (Red Bull) + 45,936s
4.º Daniel Riccardo (Red Bull) + 52,688s
5.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1m05,872s
6.º Felipe Massa (Williams) + 1m15,511s
7.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 1m18,230s
8.º Max Verstappen (Toro Rosso) + 1m19,268s
9.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 1m24,127s
10.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m26,192s

Em destaque

Subir