Fórmula 1

Rosberg na ‘pole’ em Sochi e Hamilton em décimo

RosbergRussia2

A qualificação o Grande Prémio da Rússia, quarta prova do campeonato do mundo de Fórmula 1 correu de feição diferente aos dois pilotos da Mercedes, pois enquanto Nico Rosberg garantiu a ‘pole position’ para a corrida deste domingo em Sochi, Lewis Hamilton teve problemas na unidade motriz do seu F1 W06 que o impediram de participar na decisiva Q3.

O campeão do mundo até dominou as duas primeiras sessões de qualificação, batendo sempre o seu companheiro de equipa, mas depois acabaria por ser surpreendido por problemas na unidade de controlo do motor (MGU).

Não é a primeira vez que tais problemas acontecem a Hanilton esta época, uma vez que sucedeu o mesmo na prova anterior na China. O que significa que o inglês terá de largar apenas da 10.ª posição da grelha de partida para o confronto deste domingo.

Apesar de ter tido um ‘susto’ com a caixa de velocidades do seu Mercedes nos treinos de sexta-feira, a verdade é que Rosberg não os teve na qualificação deste sábado, conseguindo uma volta em 1m35,417s, suficiente para lhe garantir a posição cimeira na largada para esta quarta corrida da época.

VettelRussia1

Sebastian Vettel conseguiu ficar perto do seu compatriota da Mercedes, a pouco mais de três décimas, mas não poderá largar da segunda posição em virtude da penalização de cinco lugares que lhe foi atribuída por troca da caixa de velocidades do seu Ferrari.

Quem beneficia com este castigo é Valtteri Bottas. O finlandês da Williams conseguiu tirar bom partido do seu monolugar e mostrou estar bem à vontade com o traçado de Sochi para realizar o terceiro melhor tempo, batendo o seu compatriota Kimi Raikkonen, que foi apenas o quarto mais veloz no segundo Ferrari.

Isto significa que Bottas larga pela primeira vez da primeira fila da grelha, onde o seu companheiro de equipa Felipe Massa sai de quarto, depois de ter obtido o quinto melhor registo.

O brasileiro da Williams soube aproveitar muito bem o percalço de Daniel Ricciardo, que viu o retrovisor direito do seu Red Bull partir-se quando efetuava a sua volta lançada. Como resultado o australiano vai partir apenas de quinto, dividindo a terceira fila da grelha com Sergio Perez, que foi o único piloto da Force India a chegar à Q3.

BottasRussia1

Resultado da qualificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m35,417s
2.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m36,123s
3.º Valtteri Bottas (Williams) 1m36,536s
4.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m36,663s
5.º Felipe Massa (Williams) 1m37,016s
6.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m37,569s
7.º Sergio Perez (Force India) 1m37,212s
8.º Daniil Kvyat (Red Bull) 1m37,459s
9.º Max Verstappen (Toro Rosso) 1m37,583s
10.º Lewis Hamilton (Mercedes) sem tempo

Em destaque

Subir