Fórmula 1

Rosberg bate Hamilton e vence na Áustria

RosbergAustria415

Nico Rosberg venceu o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, disputado este domingo no circuito de Red Bull Ring. O alemão da Mercedes bateu o seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, que assim mantém a liderança do campeonato do mundo.

Rosberg começou a construir o seu terceiro triunfo da temporada logo na partida, pois fez um melhor arranque do que Hamilton, que não conseguiu tirar partido da ‘pole position’.

Apesar do inglês tudo ter feito para recuperar o comando, o germânico manteve-se firme logrou uma vantagem de cerca de três segundos que geriu até às paragens nas boxes. Aí, e para perder menos tempo, entrou depressa no acesso ao ‘pit lane’ e foi obrigado a uma forte travagem.

Na troca de pneus perdeu pouco tempo e conservou a liderança, enquanto Hamilton pisou a linha delimitadora da saída das boxes e sofreu uma penalização de cinco segundos. Esse castigo fez desvanecer qualquer pretensão de vitória que o britânico ainda tivesse, remetendo-o à segunda posição final.

Atrás dos pilotos da Mercedes foi Sebastian Vettel quem comandou a perseguição, até que na paragem nas boxes um problema com o aperto da roda traseira direita do Ferrari fez o alemão perder muito tempo e a terceira posição para Felipe Massa.

O piloto de Heppenheim ainda tentou, nas últimas voltas, recuperar o lugar a ao brasileiro da Williams, mas este defendeu-se bem e acabou por garantir um pódio com o qual provavelmente não contava no começo da corrida.

A quarta posição de Vettel foi um parco consolo para a Ferrari, que logo no começo da prova viu Kimi Raikkonen abandonar na sequência de uma colisão com Fernando Alonso, com o McLaren do espanhol a terminar ‘encavalitado’ no monolugar do finlandês.

No começo da prova Valtteri Bottas foi surpreendido por Max Verstappen, chegou mesmo a ser ultrapassado por Nico Hulkenberg e Pastor Maldonado, mas o finlandês acabaria por ‘salvar’ a sua corrida com o quinto posto final, diante do alemão da Force India e do venezuelano da Lotus, que fez a sua melhor corrida da temporada até à data.

Classificação final
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h30m16,930s
2.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 8,800s
3.º Felipe Massa (Williams) + 17,573s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) + 18,181s
5.º Valtteri Bottas (Williams) + 53,604s
6.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1m04,075s
7.º Pastor Maldonado (Lotus) + 1 volta
8.º Max Verstappen (Toro Rosso) + 1 volta
9.º Sergio Perez (Force India) + 1 volta
10.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 1 volta

Em destaque

Subir