Velocidade

Romain Grosjean triunfa na Corrida dos Campeões

ROC3Romain Grosjean venceu a Corrida dos Campeões 2012, ao bater na final Tom Kristensen. O piloto francês da Lotus na Fórmula 1 superou o dimamarquês oito vezes vencedor de Le Mans em dois confrontos com carros diferentes, primeiro com o Buggt ROC e depois aos comandos dos exóticos KTM X-Bow.

ROC3x420Grosjean sucedeu assim ao seu compatriota Sebastien Ogier, que se havia imposto no evento do ano passado, realizado no Estádio de Dusseldorf, Alemanha.

Agora, no estádio Rajamangala, em Bangkok (Tailândia), foi a vez do francês de 26 anos levar a melhor, não apenas sobre Kristensen, mas também para superar os super-favoritos alemães Sebastian Vettel e Michael Schumacher nos quartos de final e nas meias finais.

Romain Grosjean é também o quarto piloto francês a ganhar a Corrida dos Campeões, depois de Didier Auriol, Sebastien Loeb e Sebastien Ogier. Isto um dia depois de, juntamente com Ogier, ter perdido a Taça das Nações para a Alemanha de Vettel e Schumacher,

“É uma sensação muito boa – ontem, na final da Taça das Nações, e então hoje com a vitória. Passou muito tempo desde que subi a um pódio, por isso é bom voltar ao mais alto nível e suceder ao Sebastien Ogier como.campeão dos campeões”, confessou Grosjean após o triunfo.

Apesar de derrotado, o veterano Tom Kristensen mostrou-se a um bom nível, após ter chegado à final com uma vitória difícil sobre David Coulthard, em que bateu o escocês apenas por 1,5s guinando os Audi R8 GT3.

Já Romain Grosjean infligiu a Michael Schumacher e Sebastian Vettel as suas únicas derrotas do torneio. Isto depois de Schumi ter batido o francês no confronto de abertura do seu grupo. Já Vettel viu-se afastado devido a um toque do seu KTM X-Bow, danificando a suspensão do mesmo, quando enfrentava Grosjean nos quartos de final.

As boas surpresas da jornada foram as progressões do chinês Ho-Pin Tung e do australiano Mick Doohan, que foram sucessivamente eliminados por Coulthard,

O contrário sucedeu com o antigo campeão do Mundo de Carros de Turismo, Andy Priaulx, que sofreu uma aparatosa saída de pista quando enfrentou Kristensen aos comandos do Lamborghini Gallardo Super Troffeo.

Sebastien Ogier também não ficou muito bem ‘na fotografia’, ao ser afastado nos oitavos de final por David Coulthard, numa fase em que não se saiu nada bem o estreante Jorge Lorenzo. O campeão do Mundo de MotoGP não conseguiu ganhar nenhum confronto ao longo do fim de semana, mostrando estar muito mais à vontade em cima de veículos de duas do que de quatro rodas.

ROC4x420

 

Em destaque

Subir