Tecnologia

Rock in Rio Lisboa e Madrid recolhem lixo com recurso à energia solar (foto)

rock_in_rio_energia_solar_1A Tnl, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para recolha e contentorização de resíduos sólidos urbanos, celebrou uma parceria com o Rock in Rio, com vista à disponibilização, nos recintos do evento em Lisboa e Madrid, de um equipamento de grandes dimensões para recolha de resíduos, alimentado a energia solar.

Embora o ‘Solartainer’, inovação mundial totalmente concebida em Portugal, tenha já sido comercializado para fora do país, estando em funcionamento nos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi, e no Brasil, no Rio de Janeiro, a presença na praça da alimentação do Rock in Rio representa o primeiro grande teste ao equipamento num evento de massas.

“O ‘Solartainer’ passou com distinção o teste a que foi submetido no primeiro fim de semana do Rock in Rio, onde recolheu com eficiência milhares de plásticos e embalagens depositadas por inúmeros utilizadores, e, após a presença no evento de Lisboa, vai seguir, depois, para o Rock in Rio Madrid”, afirma Jorge Pedrosa, Diretor Comercial da Tnl.

Além do ‘Solartainer’, a parceria celebrada entre a Tnl e as edições ibéricas do Rock in Rio contempla ainda o fornecimento de todos os equipamentos de recolha de resíduos dos camarins e tenda VIP, que posteriormente serão oferecidos a uma instituição a indicar pela organização do Rock in Rio.

“Acreditamos que a TNL e o Rock in Rio comungam de valores e de um posicionamento no mercado que se cruzam em várias vertentes, nomeadamente na sua notoriedade no mercado em que atuam e na preocupação pelo meio ambiente e sustentabilidade do Planeta”, acrescenta Jorge Pedrosa.

Idealizado para a recolha de resíduos em grandes edifícios, centros comerciais, praias, complexos desportivos e eventos de grande dimensão, o ‘Solartainer’ assume-se como um equipamento de compactação autónomo alimentado exclusivamente a energia solar.

Totalmente automatizado, o contentor distingue-se também pelo seu modo de funcionamento, fácil e intuitivo, graças a um painel de instruções que convida o utilizador a premir um botão, que abre um tambor onde se inserem os resíduos, bastando depois premir novamente o botão para que a campânula se feche, num processo completamente seguro, provido de um sistema anti-trilho.

A Tnl, que exporta 80% das suas soluções para os mercados internacionais, acredita que o ‘Solartainer’ reúne todas as condições para ser mais um produto tecnológico português de sucesso mundial.

“Definimos como meta a venda de mais de 50 unidades por ano, mas a verdade é que, neste momento, já temos mais de 100 unidades em negociação, com interessados na aquisição deste produto provenientes de todo o mundo”, revela Jorge Pedrosa.

Fundada em 2000, a Tnl é uma empresa de inovação tecnológica 100% portuguesa.

Os seus equipamentos estão presentes em mais de 500 cidades mundiais, de todos os continentes, à exceção da Oceânia.

Sedeada no Porto, a Tnl conta com uma rede de escritórios em Espanha, Brasil, Canadá, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.

Veja a imagem:
rock_in_rio_energia_solar_1_big

Em destaque

Subir