Tecnologia

Robô feito de Lego demora cinco segundos para resolver cubo mágico (vídeo)

cube_stormer_1Um smartphone, uma máquina feita de Lego, uma ideia fantástica e muito trabalho foi o que dois homens precisaram para bater um recorde do Guinness. A ‘engenhoca’ demora pouco mais de cinco segundos para resolver um quebra-cabeças que pode demorar horas para qualquer pessoa.

A criação do ‘CubeStormer II’ ficou a cargo de David Gilday e Mike Dobson. A dupla encontrou uma forma de bater o recorde do Guinness, no menor tempo gasto para resolver o problema do Cubo Mágico. Para quem não está a ver o que é, trata-se daquele cubo com pequenos quadrados de diferentes cores onde temos de rodar as bases para que todas as faces fiquem uniformes com uma só cor.

O recorde pertencia a Feliks Zemdegs, um australiano que demorou apenas 5,66 segundos. Impressionante de facto, se pensarmos que há pessoas a demorarem horas para chegar à solução.

Agora, Feliks passou à história. O recorde é do ‘CubeStormer’ que gastou apenas 5,32 segundos entrando diretamente no tão famoso livro de recordes.

O processo para lá chegar parece simples mas na realidade deu muito trabalho. A máquina, feita em peças Lego, utiliza a câmara do smartphone para identificar as cores presentes nas diferentes bases. À medida que os blocos vão rodando, o software do aparelho vai ‘percebendo’ a combinação correta, fazendo assim girar com extrema velocidade os motores presentes na máquina.

Mas deixemo-nos de explicações. O melhor é mesmo ver o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=_d0LfkIut2M

Em destaque

Subir