Tecnologia

Robô Curiosity vai estudar estranha rocha encontrada em Marte

pedra marte 1Aparelho enviado e controlado pela NASA está no Planeta Vermelho desde agosto, tendo começado a explorar a superfície a semana passada. Rocha com formato estranho é um dos primeiros elementos para análise.

A missão do robô Curiosity em Marte começa a dar os primeiros frutos. Além de ter enviado já inúmeras imagens para a NASA, o aparelho encontrou esta segunda-feira uma rocha, em forma piramidal, de tamanho considerável.

Assim, e através de um dos braços robóticos que possui, o Curiosity vai começar a estudar a sua composição. Posteriormente, todos os dados serão analisados pelos responsáveis da agência espacial norte-americana, que até já batizou a pedra com o nome Jake Matijevic, engenheiro falecido no passado mês de agosto que teve um papel importante no desenvolvimento de robôs.

O Curiosity chegou a Marte em agosto, depois de uma viagem de oito meses e uma distância percorrida de cerca de 560 milhões de quilómetros. A missão do aparelho norte-americano na superfície marciana vai durar 24 meses.

Na semana passada, na cratera Gale, o Curiosity começou a sua descoberta por elementos do Planeta Vermelho. O principal objetivo é encontrar e analisar elementos que possam ajudar no conhecimento da história do quarto planeta do Sistema Solar.

pedra marte 1 big

Em destaque

Subir