Tecnologia

Roaming: Falar na Europa fica mais barato a partir de julho

telemovelA partir do próximo dia 1 de julho, utilizadores vão pagar menos dentro do espaço europeu. Acordo foi conseguido esta quarta-feira e vai ter atualização em 2013. Preço das chamadas feitas do estrangeiro desce seis cêntimos e transferência de dados também vai ficar mais barata.

A União Europeia conseguiu esta quarta-feira chegar a acordo para a redução dos preços das comunicações dentro do espaço europeu, em roaming. Desta forma, fazer uma chamada ou aceder à internet fora de Portugal vai ficar mais barato a partir de 1 de julho deste ano, altura em que entram em vigor as atualizações.

Em vez de 35 cêntimos, fazer uma chamada fora do país vai passar a custar 29. Quem receber uma chamada vai pagar oito cêntimos, ao invés de 11. Já na parte das mensagens escritas (SMS) vão haver também reduções, neste caso de dois cêntimos, de 11 para nove.

Também nas transferências de dados, como o acesso à Internet fora do país, a partir de um smartphone ou de um tablet, a União Europeia conseguiu esta semana preços mais baixos. Um megabyte custa agora 70 cêntimos.

Mas as boas notícias não ficam por aqui, visto que para o ano, também a 1 de julho, a União Europeia tem preparadas novas reduções nos preços de roaming.

Neelie Kroes, da Comissão Europeia, classifica estas mudanças como uma autêntica vitória para os utilizadores: “As pessoas eram roubadas nas chamadas feitas fora do país”, considera.

Em 2012 e 2013 os preços são atualizados quase como por tabela. Em 2014, será o próprio utilizador a escolher a operadora que prefere sempre que sai do país.

Em destaque

Subir