Motores

Para rival da Peugeot a marca francesa continua a ser favorita no Dakar

Giniel de Villiers, piloto de ponta da Toyota Overdrive, a Peugeot é a grande favorita ao Rali Dakar 2018, com as Hilux preparadas na África do Sul a jogarem o papel de ‘out-siders’. Depois de ter conseguido cinco pódios nas oito últimas edições da prova ‘rainha’ do todo-o-terreno mundial, o piloto sul-africano apenas espera intrometer-se na luta pelas posições cimeiras na prova que se disputa em janeiro.

De Villiers, antigo piloto da Volkswagen, sabe bem o que é estar numa equipa de ponta como a da Peugeot, pelo que a intenção da Toyota foi o de contrariar na medida do possível o favoritismo da marca de Sochaux.

A Hilux Overdrive foi alvo de algumas alterações que visam torna-la mais competitiva sem que perca fiabilidade. “Decidimos colocar o bloco de motor numa posição mais rebaixada, atrás do eixo da roda dianteira e à frente do ‘cockpit’. Isso tem um impacto na repartição de peso. Outras modificações são os ajustes em função do regulamento, como a conduta de admissão de ar mais larga três centímetros e a ancoragem das suspensões. O nosso carro fica 65 quilos mais leve, e isso torna-o mais rápido”, precisa o piloto sul-africano.

Mas fica a dúvida se todas estas modificações serão suficientes para contrariar os Peugeot 3008 DKR Maxi. Giniel de Villiers está convencido que não: “Penso que o ‘buggy’ da Peugeot será sempre o favorito. No ano passado não estivemos à altura de lutar com eles, mas felizmente desta vez andaremos mais perto”.

Em destaque

Subir