Nas Notícias

Riscos cardíacos: Suplementos de cálcio podem não ser benéficos para a saúde

coracao1Em Heidelberg, cientistas do centro alemão de pesquisa sobre o cancro alertam para o facto do consumo de suplementos de cálcio poder agravar o risco de ataque cardíaco. As cápsulas de cálcio indicadas para o fortalecimento dos ossos e prevenção de fraturas (na maioria dos casos, em pessoas de mais idade) devem ser consumidas “com cautela”, informam os investigadores num artigo da revista científica Heart.

Os cientistas alemães estudaram cerca de 24 mil pessoas durante mais de dez anos. A comparação entre pessoas que tomavam suplementos de cálcio e as que nada tomavam mostrou que nas primeiras o risco de ataque cardíaco era 86 por cento maior do que nas segundas.

Baseados nestes factos alguns especialistas propõem uma dieta equilibrada, com as doses de cálcio adequadas, em alternativa a este tipo de suplementos.

Este estudo já suscitou reações do Serviço de Informação sobre Suplementos de Saúde, no Reino Unido, por parte do médico Carrie Ruxton que considera que “seria irresponsável recomendar o fim de consumo de cálcio com base numa única pesquisa, quando a ligação entre cálcio, vitamina D e saúde dos ossos está confirmada pela Agência Europeia de Segurança Alimentar” chamando a atenção para um problema grave entre as mulheres, a osteoporose.

A fundação britânica do coração (BHF) alerta os pacientes que receberam recomendações para tomar suplementos de cálcio para não deixarem de o fazer, e procurarem um médico em caso de dúvida.

A enfermeira especializada em cardiologia da mesma fundação, Natasha Stewart, veio a público anunciar que “mais estudos serão necessários para elucidar essa relação”. A enfermeira esclareceu ainda que “é necessário determinar se os riscos potenciais da administração de suplementos superam os benefícios para mulheres que sofrem de condições como osteoporose”.

Da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, Ian Reid e Mark Bolland vão de encontro à opinião de alguns especialistas e dos cientistas alemães, por considerarem que estes suplementos de cálcio nem sempre são seguros e eficazes, e por defenderem a junção das doses de cálcio necessárias a uma dieta equilibrada.

Em destaque

Subir