Nas Notícias

Riscos de autismo aumentam quando a mãe é obesa ou diabética

Mães, Autismo, Obesidade, DiabetesA obesidade e a diabetes na mãe, durante a gestação, podem aumentar os riscos dos seus filhos sofrerem de autismo, conclui um estudo publicada na revista Pediatrics. A mesma pesquisa conclui ainda que as crianças podem sofrer de outros problemas de saúde.

“Os riscos de autismo começam logo no útero”, realçou Daniele Fallin, coautora da pesquisa.

O estudo foi publicado na Pediatrics, revista que se dedica a questões relacionadas com a saúde das crianças.

E conclui que as mulheres que padeçam de problemas como a obesidade ou a diabetes, durante o período de gestação, enfrentam maior risco de ter um filho com autismo ou outra doença relacionada com o desenvolvimento do bebé.

Para realizar esta pesquisa, os investigadores analisaram uma base de dados onde constavam 2734 crianças, registadas no Centro Médico de Boston, nos EUA, entre os anos de 1998 e 2014.

Depois, foi feito um escalonamento desses bebés, consoante o peso e níveis de diabetes das mães. Deste modo, foi possível criar uma possível associação entre a saúde materna durante a gestação e a saúde da criança.

Os investigadores concluíram que a obesidade e diabetes (de todos os tipos) apresentavam um elo com o autismo e outras doenças do foro neurológico.

“Este estudo demonstra que os riscos de autismo começam logo no útero”, realçou Daniele Fallin, coautora desta pesquisa e diretora do Centro Wendy Klag para Autismo e Deficiências de Desenvolvimento.

Para reforçar as suas conclusões, a equipa de cientistas pôde comprovar que, no caso em que as mães sofreram de obesidade e de diabetes em simultâneo durante a gravidez, os bebés viram os riscos de enfrentar aumentar ainda mais.

Em destaque

Subir