Nas Notícias

Risco extremo de exposição à radiação ultravioleta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou a um alerta, nesta segunda-feira, no sentido de se tomarem cuidados com o risco extremo com a exposição à radiação ultravioleta, que coloca seis distritos em aviso para hoje.

Vila Real, Bragança, Guarda, Portalegre, Évora e Beja são os distritos em risco extremo.

Daí que o IPMA considere que nestas regiões se evite o mais possível a exposição ao sol.

Com um risco elevado, nesta segunda-feira, estão Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro, isto no continente.

Quanto ao arquipélago da Madeira e a ilha das Flores, no grupo ocidental dos Açores, também recebem a mesma recomendação por parte dos especialistas do tempo.

Nestas situações, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, também que se ande com chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar.

Além disso, o IPMA desaconselha a exposição das crianças e idosos ao sol, tal como pessoas que façam parte do grupos de risco, nesta que será uma segunda-feira de calor.

As temperaturas continuarão a subir nesta segunda-feira, marcada por mais calor e pelo “céu pouco nublado ou limpo” na generalidade do território continental. Os Açores podem esperar “aguaceiros”, enquanto a Madeira deverá ter “períodos de céu muito nublado”.

Os índices ultravioleta variam entre 1 e 2, com risco de exposição à radiação baixo; 3 a 5, considerado moderado; 6 a 7 (elevado); 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Em destaque

Subir