Nas Notícias

Rir é mesmo o melhor remédio, até para a memória, indica um estudo

idosos rirrirUma pesquisa norte-americana concluiu que rir é o melhor remédio para a memória. Investigadores da Loma Linda University, localizada na Califórnia, colocaram dois grupos de adultos à prova. Um deles apresentou melhor desempenho em teste de memória e menores níveis de ansiedade. Porquê?

Cientistas norte-americanos realizaram um estudo que demonstra que uma boa gargalhada é o melhor remédio para a memória.

A investigação consistiu num teste simples: dois grupos de adultos, cada um formado por 20 adultos, foram colocados em cenários diferentes. Um desses grupos esteve a assistir a um filme de humor. O outro esteve num ambiente normal, sem estímulos para o riso.

O ato seguinte nesta investigação foi fazer um teste de memória, sendo que foram também recolhidas amostras de saliva, para que os especialistas pudessem medir os níveis de cortisol, o hormónio do stress.

E quem apresentou melhores resultados? Precisamente o grupo que nos minutos anteriores esteve a ver um filme de humor. Não só revelaram melhor capacidade de memória de curto prazo como apresentaram níveis mais reduzidos de cortisol.

Os cientistas da Loma Linda University concluíram que rir reduz os níveis de stress, muitas vezes responsáveis pelo mau desempenho da memória.

Uma boa gargalhada também aumenta o nível de endorfina no corpo, enviando dopamina para o cérebro. O resultado são sensações mais intensas de felicidade e melhoria da memória.

Em destaque

Subir