Nas Notícias

Rio diz que “frontalidade” e “coragem” de Sá Carneiro são características “escassas atualmente”

O presidente do PSD, Rui Rio, atribuiu hoje ao fundador do partido, Francisco Sá Carneiro, características como “frontalidade” ou “coragem”, afirmando que estas “são escassas atualmente” e reiterando que o primeiro-ministro, António Costa, “encenou uma tática partidária”.

“O que se passou nos últimos dias por parte do Governo foi o contrário disto que o doutor Sá Carneiro valorizava e defendia. Não estou a ver o dr. Sá Carneiro a ensaiar um golpe de teatro e a demitir-se de primeiro-ministro porque lhe dá jeito para encenar uma tática partidária. Era um homem de Estado”, disse Rui Rio.

O líder dos sociais-democratas, que falava no arranque das comemorações do 45.º aniversário do PSD, data que está a ser assinalada por todo o país com a evocação da memória do fundador do partido, atribuiu a Francisco Sá Carneiro características como “frontalidade”, “garra” e “coragem” para depois afirmar que é disto que “o país precisa”.

“Espero que estas características continuem vivas, particularmente numa época na política em que estas mais falta fazem, são mais escassas, logo têm um valor maior, são mais valorizadas”, referiu.

Rui Rio falava no Porto antes de assistir ao filme “Snu” com o cabeça-de-lista do PSD às eleições europeias, Paulo Rangel.

“Snu”, da realizadora Patrícia Sequeira, conta a história de Snu Abecassis, fundadora da editora D. Quixote, que se tornou célebre por publicar livros que desafiavam a censura do Estado Novo e por se ter relacionado com Francisco Sá Carneiro.

Em destaque

Subir