Está em vigor desde hoje a Lei Lixo Zero, no Rio de Janeiro, que prevê multas que podem chegar aos 920 euros (3000 reais), para os transgressores. O valor mínimo das coimas é de 50 euros e já há mais de 100 brasileiros multados.
Os Jogos Olímpicos estão a chegar ao Brasil e o país prepara-se para combater comportamentos que possam prejudicar a imagem do país. Uma dessas medidas é a proibição de atirar lixo para o chão.
A Lei Lixo Zero entrou em vigor nesta quarta-feira e já está a ser aplicada, com cerca de 100 brasileiros a serem multados, por atirarem lixo para o chão.
O valor mínimo das coimas ronda os 50 euros, sendo que o máximo pode atingir os 920 euros, dependendo da dimensão do objeto atirado ao chão. Um copo de cerveja ou refrigerante, por exemplo, implicará, ao abrigo da nova lei, o pagamento de 157 reais (cerca de 50 euros).
O valor da multa dependerá dos metros cúbicos de lixo que forem depositados em locais que não foram criados para o efeito.
Entretanto, antes da entrada em vigor da nova legislação, a empresa pública Comlurb, que tem a seu cargo a limpeza do Rio de Janeiro, levou a cabo uma campanha de sensibilização, para que os brasileiros e os turistas fossem informados do que os espera.