Economia

Ricoh quer duplicar “a curto prazo” faturação de 26 milhões de euros em Portugal

A multinacional japonesa Ricoh pretende duplicar “a curto prazo” a faturação de 26 milhões de euros prevista para 2019 em Portugal, com a recente aposta no segmento dos serviços e soluções informáticas, anunciou hoje o diretor comercial.

“O objetivo é duplicar o negócio em Portugal a curto prazo”, afirmou Jesús Centeno Moyer num encontro com jornalistas no Porto, a propósito dos 25 anos da entrada em Portugal da multinacional de equipamentos eletrónicos.

Conforme explicou, a evolução prevista em Portugal será sobretudo impulsionada pelo segmento dos serviços e soluções de IT e, no âmbito dos quais a Ricoh oferece soluções integradas de transformação digital dos locais de trabalho e de segurança de dados, e que onde já tem vindo a apostar nos últimos anos em Espanha.

Em 2017, disse Jesús Centeno, a Ricoh Portugal e Espanha passaram a ter uma gestão partilhada, o que marcou uma viragem da estratégia no mercado português: Se o foco estava até então direcionado para o segmento de serviços de impressão para escritório (‘office printing’, nomeadamente impressoras e fotocopiadoras), passou a orientar-se para a oferta de serviços e soluções informáticas integradas para empresas e escritórios.

“Em Portugal estamos a expandir o plano de transformação empresarial da Ricoh, através do lançamento de soluções e serviços IT fundamentais para sermos um ‘player’ de referência na transformação digital dos nossos parceiros de negócio e para assegurar o futuro dos nossos colaboradores e acionistas. O nosso objetivo em Portugal e Espanha é que as soluções e serviços IT representem 40 por cento da atividade da Ricoh no fecho do ano fiscal de 2020”, refere a empresa.

No âmbito desta estratégia, a Ricoh adquiriu este ano duas empresas de prestação de serviços críticos de infraestrutura IT – a IPM em Espanha e a TotalStor em Portugal, por um valor não divulgado – e diz manter-se atenta a novas oportunidades de aquisição nesta área.

“A Ricoh está a investir estrategicamente em aquisições em todo o mundo, com o objetivo de chegar a uma faturação de 5.600 milhões de dólares (cerca de 5.052 milhões de euros) em serviços de IT no final de 2022”, adianta a empresa.

Segundo Jesús Centeno, excluindo a TotalStor, a faturação da Ricoh Portugal teria rondado os 17 milhões de euros este ano, em linha com 2018, mas a integração desta empresa permitiu elevar a faturação até aos 26 milhões de euros e o total de trabalhadores no país para mais de uma centena.

Na Península Ibérica, a faturação da Ricoh atingiu os 273 milhões de euros em 2018, com um peso de 65 por cento da área de ‘office printing’, de 25 por cento do segmento de ‘office services’ (soluções de IT e de colaboração) e 10 por cento do negócio de impressão comercial e industrial.

De acordo com Jesús Centeno, em 2019 o peso do segmento de ‘office services’ já aumentou para 36,8 por cento, aproximando-se do objetivo dos 40 por cento para 2020.

No total, a Ricoh Portugal e Espanha emprega 2.000 profissionais, 100 distribuidores e mais de 50 mil clientes.

Em destaque

Subir