Motociclismo

Ricky Brabec vence terceira etapa do ‘Dakar’ e Paulo Gonçalves atrasa-se

A terceira etapa do 42º Rali Dakar foi marcada pela primeira vitória da Honda na competição das motos e pelo atraso de Paulo Gonçalves.

O piloto de Esposende, que era o melhor representante português na prova ‘rainha’ do todo-o-terreno mundial, teve problemas com a moto # 8 antes de completados 30 quilómetros da especial, ficando parado a tentar reparar a avaria. Informações indicam que terá perdido várias horas.

Já em termos absolutos o dia foi de Ricky Brabec. O norte-americano da Honda cumpriu os 427 quilómetros da especial, que compunham a parte competitivo desta tirada de 504 km em ‘loop’ em redor de Neom, em menos de 9m39s do que o seu companheiro de equipa Juan Ignacio Cornejo.

Mas uma avaria no sistema GPS levou a organização a ordenar a classificação mediante a ordem a que os concorrentes seguiam antes dos 38 quilómetros finais da especial.

Toby Price, o primeiro líder do rali, seria um dos mais prejudicados com a avaria, com o australiano a indicar a confusão gerada pela avaria no sistema de orientação por satélite: “Perdi muito tempo a tentar encontrar o controlo de passagem, mas finalmente encontrei-o. Fiquei simplesmente no topo de uma montanha”.

Esta alteração nas classificações dez com que Joan Barreda Bort descesse de terceiro para sexto, mas Kevin Benavides fez com que a Honda mantivesse o top três na etapa. Já Matthias Walkner passou de sexto para quarto e Toby Price para quinto.

Na classificação geral Brabec passa a liderar diante de Kevin Benavides, com Walkner a surgir em terceiro, seguido de Barreda Bort e José Ignacio Cornejo. Mas Sam Sunderland deu uma ‘queda’ de primeiro para nono.

António Maio foi o melhor português ao realizar o 24º tempo. Na Yamaha # 53 o piloto alentejano passou a ocupar a 19ª posição da classificação geral das duas rodas, onde Sebastian Buhler é agora 23º, depois de nesta etapa ter realizado o 20º tempo.

Fausto Mota foi 36º na etapa e é 42º na ‘geral’ das duas rodas, três posições acima de Mário Patrão, que na tirada de hoje se atrasou bastante terminando fora do top 100.

Classificação após a 3ª etapa
1º Ricky Brabec (Honda) 10h39m04s
2º Kevin Benavides (Honda) + 4m43s
3º Matthias Walkner (KTM) + 6m02s
4º Joan Barreda Bort (Honda) + 11m02s
5º José Ignacio Cornejo (Honda) + 11m19s
6º Toby Price (KTM) + 11m58s
7º Luciano Benavides (KTM) + 14m20s
8º Pablo Quintanilla (Husqvarna) + 15m40s
9º Sam Sunderland (KTM) + 17m10s
10º Xavier de Soultrait (Yamaha) + 19m55s

 

Em destaque

Subir