Motores

Ricardo Teodósio vence em Mortágua após final atribulado

O Rali de Mortágua foi tudo aquilo que se desejava e ainda mais. Uma luta ao segundo praticamente do princípio ao fim e no final uma vitória emocionante de Ricardo Teodósio.

Depois de na véspera Miguel Barbosa ter surpreendido a concorrência nas especiais citadinas de Águeda e de Mortágua, a tirada de hoje foi bastante diferente.

As classificativas de terra da prova do Clube Automóvel do Centro depressa deixaram perceber que o triunfo seria discutido até ao último quilómetro. E foi-o.

Logo nas especiais matinais se percebeu que Miguel Barbosa dificilmente iria ‘segurar a liderança’. E isso sucedeu, com Ricardo Teodósio a ‘roubar’ o comando ao piloto lisboeta na sexta especial, que venceu.

A partir daí o algarvio procurou distanciar-se dos mais diretos adversários, que passaram a ser José Pedro Fontes e Armindo Araújo, mas o piloto do Citroën C3 R5 tinha outras ideias e impôs-se nos quatro troços seguintes e chegou ao comando, conseguindo mesmo uma dezena de segundos de vantagem sobre Teodósio.

Mas duas especiais seguintes aconteceu um ‘golpe de teatro’, quando o piloto do Porto perdeu o controlo do C3 R5 e saiu de estrada. Um acidente sem consequências físicas para ‘Zé Pedro’ e Inês Ponte mas que entregou o triunfo no rali a Ricardo Teodósio, ainda que nessa terceira passagem por Mortágua – Mortinhal o mais rápido tenha sido Armindo Araújo. O campeão nacional teve de se contentar com a segunda posição, mesmo assim muito perto do vencedor.

Foto: Ricardo Cachadinha

Com a desistência de José Pedro Fontes foi Miguel Barbosa quem subiu ao pódio, numa prova onde Pedro Meireles – após uma recuperação do atraso sofrido na véspera – e Paulo Meireles completaram o top cinco.

Já nas duas rodas motrizes a vitória acabou por ir para Daniel Nunes, que dominou por completo os acontecimentos. Ao longo do dia o piloto do Peugeot 208 R2 foi ampliando a sua vantagem sobre Gil Antunes, vindo a impor-se por mais de 1m51s sobre o homem do Renault Clio R3T.

Classificação final
1º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda) 1h17m54,1s
2º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Hyundai) + 8,9s
3º Miguel Barbosa/Jorge Carvalho (Skoda) + 25,9s
4º Pedro Meireles/Mário Castro (Volkswagen) + 45,8s
5º Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai) + 2m27,7s
6º Pedro Almeida/Nuno Almeida (Skoda) + 2m33,3s
7º Joaquim Alves/António Costa (Soda) + 3m12,7s
8º Miguel Correia/Pedro Alves (Ford) + 4m20,6s
9º António Dias/Pedro Castro (Skoda) + 5m27,6s
10º Daniel Nunes/Rui Raimundo (Peugeot) + 7m32,0s

Em destaque

Subir