Motores

Ricardo Teodósio estreia-se a ganhar no Rali de Castelo Branco

O Rali de Castelo Branco vai ficar para a história como uma das provas mais disputadas de sempre no Campeonato de Portugal de Ralis, já que Ricardo Teodósio só garantiu o triunfo no derradeiro troço.

Depois de na véspera ter dado nas vistas ao impor-se na segunda especial, no segundo dia o piloto algarvio, que mais uma vez teve José Teixeira no banco da direito do Skoda Fabia R5, esteve irrepreensível.

Teodósio subiu à segunda posição logo no começo da etapa deste domingo, colocando-se bem perto de José Pedro Fontes – que herdara a liderança depois de uma penalização ter ‘castigado’ o espanhol Pepe Lopez.

Depois de Fontes ter ganho a sexta especial (e terceira do dia), o piloto de Albufeira ainda chegou a perder momentaneamente o segundo posto para João Barros, mas a consistência acabaria por lhe dar a vitória, já que o seu rival perdeu mais de nove segundos e isso acabou por fazer a diferença, com Ricardo Teodósio a impor-se por mais de cinco segundos.

Quase que José Pedro Fontes estreava o Citroën C3 R5 com uma vitória, mas teve mesmo por se contentar com a segunda posição, com o pódio a ser completado por João Barros, que aos comandos do Ford Fiesta R5 deu-se bem com os pisos de asfalto deste segundo dia. O piloto de Paredes terminou a somente quatro segundos da segunda posição.

Pepe Lopez ganhou especiais, é verdade, mostrou uma rápida adaptação ao Citroën DS3 R5 da Sports & You, mas a penalização sofrida no final do primeiro dia acabou por o atirar para o sétimo posto final, atrás de Armindo Araújo e Miguel Barbosa, que continuam na luta pelo campeonato, e também de Pedro Meireles.

Depois de Diogo Gago ter ‘mandado’ nas duas rodas motrizes no sábado, Paulo Antunes acabou por levar a melhor na categoria no domingo, vencendo também o Peugeot Rally Cup Ibérica sendo também oitavo na ‘geral’.

Classificação final

1º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda) 1h14m02s

2º José Pedro Fontes/Paulo Babo (Citroën) + 5,2s

3º João Barros/António Costa (Ford) + 9,2s

4º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Hyundai) + 9,5s

5º Miguel Barbosa/Hugo Magalhães (Skoda) + 1m31,5s

6º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 1m52,2s

7º Pepe Lopez/Borja Rozada (Citroën) + 2m58,1s

8º Pedro Antunes/Paulo Lopes (Peugeot) + 4m15,4s

9º Manuel Castro/Ricardo Cunha (Hyundai) + 5m45,1s

10º Roberto Blach/José Murado (Peugeot) + 1m12,0s

 

Em destaque

Subir