Motores

Ricardo Porém em destaque no Rali de Marrocos

RicardoPoremMarrocos115

Ricardo Porém e Jorge Monteiro sobressaiu no primeiro dia do Rali Oilybia de Marrocos, que esta segunda-feira se iniciou naquele país do norte de África. A dupla portuguesa terminou a etapa na quinta posição.

A equipa do Toyota Hilux Overdrive chegou a liderar no primeiro controlo de passagem, antes de perder algum tempo e concluir o dia na quinta posição absoluta, imediatamente atrás de Carlos Sainz, da Peugeot.

O rali é liderado pelo saudita Yazeed Al-Rahji, que aos comandos de uma Toyota Hilux completou os mais de 300 quilómetros da tirada em 17 segundos que o russo Vladimir Vasilvev, e bateu Nasser Al Attyah por mais de minuto e meio.

Ricardo Porém concluiu a etapa a mais de dois minutos e meio do líder, mas a a somente 30 segundos de Carlos Sainz, que é o melhor dos pilotos dos novos Peugeot 2008 DKR 16. Isto porque o estreante

Sebastien Loeb ficou parado em plena pista, a mais de 20 quilómetros do final com problemas mecânicos.
Outro novato nestas coisas do todo-o-terreno, Mikko Hirvonen, teve um pouco mais sorte, pois conclui a etapa aos comandos do seu Mini All4 Racing na 12.ª posição.

“A especial de abertura do rali, com 370 quilómetros, correu-nos muito bem. Foi uma etapa muito rápida e dura para as mecânicas. Conseguimos impor um bom ritmo e após CP1, éramos lideres da etapa, no entanto, era fácil errar e furar”, afirma Ricardo Porém sobre o seu primeiro dia de prova.

“Preferimos adotar uma estratégia mais cautelosa, o que nos permitiu terminar na quinta posição. Amanhã iremos encontrar muita areia e muitas dunas. Espero que a minha posição de partida me ajude a fazer uma boa etapa”, acrescenta o piloto português.

Classificação após a 1.ª etapa
1.º Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk (Toyota) 3h13m16s
2.º Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Toyota) + 17s
3.º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Mini) + 1m38s
4.º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Peugeot) + 2m03s
5.º Rucardo Porém/Jorge Monteiro (Toyota) + 2m33s
6.º Leeroy Poulter/Robert Howie (Toyota) + 6m29s
7.º Erik Van Loon/Wouter Rosegaar (X-Raid) + 10m41s
8.º Yuriy Zazonov/Arslan Sakhimov (Autosazonov) + 11m35s
9.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzetwittz (Toyota) + 12m12s
10.º Miroslav/Zapletal/Macej Marton (Auto Zapletal) + 14m22s

Em destaque

Subir