Nas Notícias

Ribeiro e Castro no Clube dos Pensadores a 22 de setembro

ribeiro castro cds-ppribeiro castro 600O fundador do Clube dos Pensadores (CdP), Joaquim Jorge, convidou José Ribeiro e Castro para participar, a 22 de setembro, num debate que versará a legislatura do Governo de maioria PSD-CDS. O ex-líder centrista abordará o cenário político atual, bem como as próximas eleições Legislativas e Presidenciais.

No próximo dia 22 de setembro, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, Ribeiro e Castro participará num debate que analisará a legislatura do atual Governo.

As eleições legislativas estão marcadas para setembro de 2015, mas a sua data pode ser antecipada para antes das férias do verão do próximo ano, ideia defendida por Marcelo Rebelo de Sousa e outras personalidades, tendo em conta a coincidência da tomada de posse do novo Governo e a apresentação do Orçamento de Estado. Por outro lado, há a proximidade das próximas eleições Presidenciais, marcadas para janeiro de 2016.

O CdP recebe Ribeiro e Castro numa altura em que está em preparação o Orçamento de Estado, e em que a troika regressará a Portugal.

O antigo líder e atual deputado centrista tem assumido posições críticas em relação à direção do CDS. E divergiu da estratégia política de Paulo Portas na crise que explodiu em julho do ano passado.

Alegando que seria melhor haver coesão política no Governo e lamentou não haver debate interno, acusando o CDS de institucionalismo, num ambiente de perseguição. Recentemente, apresentou-se contra a proposta de lei do jogo online, feita por um governante centrista.

Este desencanto levou-o a afastar-se da direção do partido, demitindo-se de presidente da Comissão Parlamentar de Educação.

Ribeiro e Castro foi presidente do CDS em 2005 – sucedendo a Paulo Portas – e foi novamente substituído por Portas em 2007. Numa altura que se fala na sucessão de Portas, é sempre um putativo candidato à liderança do CDS.

Tem-se empenhado em causas como a da restauração do feriado do 1.º de Dezembro. Recentemente faz parte dos subscritores do “manifesto dos 30”, em que se avança com ideias para a reforma do sistema eleitoral e financiamento partidário.

Algo que o CdP tem pugnado: uma Democracia de qualidade e uma premente libertação da tutela dos diretórios partidários. “A Democracia não se esgota nos partidos e tem que se ir mais além”, defende Joaquim Jorge.

“O que se está a passar na disputa interna do PS entre António Costa e António José Seguro para arregimentar votos é preocupante. A reforma do sistema político deve começar pela organização dos partidos e o seu funcionamento”, salienta ainda o fundador do CdP.

O Clube dos Pensadores recomeça os debates deste ano, ciclo iniciado com Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo de José Sócrates, seguindo-se Carlos Barbosa, presidente do ACP, Arménio Carlos, líder da CGTP, António Capucho, ex- PSD, Henrique Neto, empresário e ex-deputado do PS, e Marcelo Rebelo de Sousa ex-líder do PSD.

Em destaque

Subir