Mundo

Revolta em Atenas “deve ser lição” para o governo português, defende PEV

violencia_chamas_policiaNa ressaca da aprovação de austeridade adicional na Grécia, e com Atenas a viver dias de terror e violência, com edifícios queimados e chamas de revolta dos trabalhadores, o Partido Ecologista ‘Os Verdes’ (PEV) manifesta “solidariedade” com o povo grego e sustenta que “Governo português deve tirar lições do que se está a passar na Grécia”.

O PEV manifesta “solidariedade com a luta do povo grego”, que manifesta nas ruas de Atenas a sua discordância pelo pacote de austeridade adicional aprovado no parlamento grego, por imposição da troika e com a ameaça de bancarrota.

A Grécia vive “dias de revolta” que se compreendem, “fruto de medidas de austeridade em vigor e contra o megapacote aprovado no parlamento grego”. Nesse sentido, o PEV “repudia o recurso às forças policiais especiais utilizadas pelo Governo grego, contra o legítimo direito da população a manifestar-se e a protestar”.

“A situação muito difícil vivida já hoje pela grande maioria dos trabalhadores e famílias gregos vai agravar-se de forma insustentável nos próximos tempos com as medidas agora impostas pela União Europeia, Banco Central Europeu e FMI”, defendem ‘Os Verdes’.

Trata-se de uma “situação que sufoca social e economicamente o povo grego, empurrando para o desemprego nos próximos anos, milhares de trabalhadores, nomeadamente da função pública, reduzindo o salário mínimo e os direitos sociais, e que hipoteca qualquer possibilidade da Grécia sair da crise na qual se encontra”.

Os ecologistas consideram ainda que a imposição da troika “coloca a Grécia num estado de submissão económica e política total e põe em causa, de forma inaceitável, os pilares da democracia e da soberania neste país”.

“A forte mobilização demonstrada nas ruas de Atenas pelo povo grego, que o Governo tentou impedir através da força, traduz o estado limite em que o povo grego se encontra e a sua ira perante a arrogância, prepotência e agressão das medidas impostas pela troika”, destaca a nota.

Mas a tragédia grega pode ser transportada para Portugal. O PEV considera que “o Governo português deve tirar lições do que se está a passar na Grécia”, que não é mais do que o efeito de “sucessivos pacotes de austeridade impostos pela troika”.

Está provado, segundo os ecologistas “que austeridade não é solução para a crise” e que, pelo contrário, “agrava e aprofunda esta crise, gerando miséria, graves problemas sociais e maior debilidade nas possibilidades de alavancagem da economia”.

Recorde-se que nos últimos dias a Grécia tem vivido dias de luta nas ruas, em resultado da aprovação de medidas de austeridade, que vão reduzir salários e pensões, com o cenário de bancarrota no horizonte. O parlamento helénico aprovou o pacote de medidas sob ameaça de não receber a próxima tranche de apoio.

Em destaque

Subir