Mundo

Revista homossexual escolhe Papa Francisco como personalidade de 2013

papa exorcismofrancisco vaticano‘The Advocate’ elegeu o Papa Francisco como ‘Personalidade do Ano’, dias depois de o líder da Igreja Católica ter merecido igual distinção, entregue pela Time. A abertura do Papa à questão da homossexualidade foi reconhecida por aquela revista sobre o universo gay.

A posição do Papa Francisco relativamente à homossexualidade e a abertura que demonstra, no sentido de a Igreja Católica não tratar o tema como tabu, levou a revista ‘The Advocate’ a eleger o Santo Padre como Personalidade de 2013.

A comunidade homossexual reconhece no Papa um interlocutor de uma mensagem que a Igreja não tem sabido acolher, ao longo de séculos.

A distinção surge dias depois de Francisco ter merecido igual prémio, entregue pela prestigiada revista Time.

O líder da Igreja Católica está, segundo a Time, a promover uma mudança numa das mais antigas instituições do mundo. “Uma mudança que não acontece por acaso”, realça a diretora da Time, Namncy Gibbs.

“Em menos de um ano [desde que foi eleito Papa], Francisco fez algo notável: não mudou as palavras, mas a música”, não temendo os grandes tabus da Igreja, desde a homossexualidade à pedofilia, passando pela corrupção.

A distinção agora entregue pela revista gay assenta nos mesmos pressupostos. O que para a Igreja tem sido um tabu é, para o Papa Francisco, um problema que tem de ser resolvido. Trata-se de uma inversão da lógica do clero, que virou a cara a um problema transversal à sociedade e que envergonha.

Em destaque

Subir