Mundo

Revelado truque usado por motoristas da Uber para encarecer as tarifas

A Warwick Business School, de Inglaterra, revelou o truque está a ser usado por alguns motoristas da Uber, em Nova Iorque e em Londres, para aumentar o preço a cobrar pelas viagens. Estes motoristas desligam a aplicação de forma coordenada, simulando uma escassez na oferta.

De acordo com o estudo dos investigadores, divulgado pelo jornal The Telegraph, o algoritmo ‘Surge’ (um pico súbito da procura face à oferta) aplica uma cobrança adicional quando há poucas viaturas disponíveis numa zona da cidade. Com esta coordenação, a que chama “switch off” (desligar), esses motoristas simulam a escassez da oferta para forçar a aplicação a aumentar o preço da viagem.

“Malta, mantenham-se offline até que haja o ‘Surge'”, refere a mensagem habitualmente trocada entre motoristas em fóruns como o Uberpeople, citada pelo The Telegraph.

O jornal recolheu ainda testemunhos junto de alguns motoristas, que confirmaram quer a aplicação desse truque, quer o conhecimento por parte da Uber de que tal acontece: “É todas as semanas e eles sabem”.

A nível oficial, a Uber salientou que “este comportamento nem é generalizado nem permissível na app da Uber e temos um conjunto de mecanismos técnicos para evitar que aconteça”.

“Não é uma prática generalizada”, frisou ainda a empresa, quando contactada pelo The Telegraph.

“Os condutores desenvolveram práticas para recuperar o controlo” sobre a operação “que passam por manipular o sistema”, referiu Mareike Möhlmann, investigador da Warwick Business School.

Estas práticas estarão a ocorrer em Nova Iorque e em Londres, refere o estudo.

Em destaque

Subir