Motociclismo

Revelada a causa do acidente fatídico de Luis Salom

SalomCausasAcidente1

Através do recurso à telemetria foi possível determinar a causa do acidente que na sexta-feira passada vitimou fatalmente Luis Salom na curva 12 do circuito da Catalunha, durante a segunda sessão de treinos livres de Moto2.

Segundo foi apurado, o piloto espanhol travou mais tarde para manter a velocidade e perdeu a aderência ao passar por cima de uma irregularidade no asfalto já conhecida pela generalidade dos concorrentes do ‘Mundial’ de velocidade em motociclismo.

Salom até seguia mais lento do que na sua volta mais rápida, mas nessa não terá travado na irregularidade do asfalto, como explica a equipa SAG num comunicado.

“Durante o treino o Luis Salom fez a sua melhor volta em 1’48.608, antes de parar na garagem e mudar o o pneu traseiro da moto. Depois disso, volta à pista e sofre a queda. Nessa voolta o Luis chega ao ponto de travagem da curva 12 a menos 6 km/h que a sua volta mais rápida, e segundo a telemetria assim aconteceu devido a uma menor aceleração à saída da curva 11”, começa por referir o comunicado.

SalomCausasAcidente

“Devido a essa velocidade reduzida, Salom travou nove metros depois do normal para manter a velocidade na curva 12. Na entrada dessa curva está uma irregularidade no asfalto que é conhecida por todos os pilotos. O atraso na travagem fez com que o Luis travasse em cima dessa irregularidade, quando nas outras voltas anteriores já não estava a travar quando ali passou. Tudo isto fez com que o pneu da frente estivesse sob maior pressão neste ponto específico e que resultou numa perda de aderência. Essa perda causou a queda com o resultado trágico que todos conhecemos”, refere ainda o documento.

Em destaque

Subir