Mundo

Reunião de emergência dos 29 para debater investimento em Defesa

Uma reunião extraordinária entre os chefes de Estado e de Governo da NATO foi convocada de urgência em Bruxelas para debater o aumento das despesas militares dos Aliados, indicaram hoje fontes diplomáticas.

De acordo com aquelas fontes, citadas pelas agências France Presse e EFE, a sessão de trabalhos com os líderes da Geórgia e da Ucrânia foi suspensa pelo secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, para que os chefes de Estado e de Governo dos 29 pudessem voltar a discutir o aumento do investimento em Defesa.

Hoje de manhã, Donald Trump reiterou a necessidade de todos os aliados cumprirem a meta de consagrarem 2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) a despesas em Defesa, uma meta estabelecida na cimeira do País de Gales para o prazo de uma década.

“Todas as nações da NATO têm de cumprir o compromisso de 2 por cento, e têm obrigatoriamente de alcançar os 4 por cento”, voltou a defender num ‘tweet’, depois de já ter feito essa exigência na reunião de chefes de Estado e Governo da Aliança Atlântica na quarta-feira.

Em destaque

Subir