Nas Notícias

“Retalho biológico” de vaca salva bebé com dois buracos no coração

vaca salva bebe 210vaca salva bebeUm bebé que nascera com um defeito congénito foi salvo com um enxerto de tecido retirado de um coração de vaca. O “retalho biológico”, como lhe chamaram os médicos, permitiu tapar os dois buracos no coração de Ruben Weber-Jackson.

Uma arrojada intervenção cirúrgica, com recurso a tecido extraído do coração de uma vaca, permitiu salvar a vida de um bebé que nascera com um defeito congénito, em Inglaterra.

A operação foi realizada há cerca de um ano, mas só agora é que os médicos divulgaram o procedimento. Para ‘emendar’ o defeito no coração de Ruben Weber-Jackson, um menino de Beverley, aplicaram um “retalho biológico”.

As dificuldades de Ruben em respirar, quando tinha 2 semanas de idade, levaram os médicos a reparar que o coração do menino tinha dois buracos, para além de um estreitamento da aorta.

Quando o bebé tinha 1 mês, foi sujeito a uma primeira intervenção cirúrgica. Na segunda, realizada pouco tempo depois, os médicos taparam os dois buracos com o tecido extraído de um coração de vaca.

Este “retalho biológico”, como os médicos lhe chamam, começa a ser um procedimento habitual, uma vez que o pericárdio da vaca permite “ampliar vasos e fechar orifícios”.

A intervenção foi um sucesso e Ruben, com 1 ano de idade, vive com os pais (Mike, de 40 anos, e Petra, de 29) e dois irmãos, William (7) e Johannes (4 anos).

Em destaque

Subir