Mundo

Resultados provisórios das legislativas na Guiné-Bissau divulgados na quarta-feira

Os resultados provisórios das eleições legislativas na Guiné-Bissau serão divulgados na quarta-feira, disse hoje a porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Felisberta Vaz.

Em conferência de imprensa realizada hoje em Bissau, Felisberta Vaz pediu calma aos guineenses, lembrando que apenas a CNE “tem competências legais” para divulgar resultados da votação decorrida no domingo.

As primeiras horas após o fecho das urnas, no domingo, foram marcadas por várias reivindicações de vitória por parte de apoiantes e dirigentes secundários, mas, até ao momento, nenhum partido se pronunciou formalmente sobre os resultados.

Felisberta Vaz revelou que, neste momento, as Comissões Regionais de Eleições (CRE) estão a compilar os dados que estão a recolher dos responsáveis pelas assembleias de voto, através das atas sínteses.

Vaz indicou que até terça-feira a CNE, em Bissau, receberá os dados provenientes das CRE e na quarta-feira, em hora a indicar, procederá ao anúncio dos resultados oficiais provisórios.

Globalmente a responsável eleitoral destacou que “a votação decorreu positivamente” e que a taxa de participação “foi positiva”.

A porta-voz da CNE, também secretária-executiva adjunta do órgão, enalteceu o “brio profissional” dos agentes que trabalharam nas assembleias do voto, o trabalho das forças de segurança e o civismo de toda população guineense.

Cerca de 762 mil eleitores estavam em condições de votar no domingo para a escolha de 102 deputados ao parlamento, em representação de 21 partidos.

Em destaque

Subir