Nas Notícias

Restauração boicota pagamentos com multibanco no protesto ‘dia sem cartões’

restauranteHoje é o ‘dia sem cartões’ na restauração, sendo que pagamentos com recurso a multibanco não serão aceites pelos empresários. A medida levada a cabo pelo Movimento Nacional de Empresários da Restauração é uma ação de protesto contra o aumento do IVA na restauração e contra as taxas cobradas aos clientes que usam cartões de crédito e de débito.

Os restaurantes não vão aceitar pagamentos com recurso ao multibanco, medida de protesto contra o fim da taxa de IVA intermédia no setor (que elevou aquele imposto para 23 por cento), que aumentou os preços de consumo em restaurantes e outros estabelecimentos do género.

O Movimento Nacional de Empresários da Restauração leva a cabo este boicote aos cartões de crédito e de débito também como protesto contra as taxas que a UNICRE cobra aos clientes, nos pagamentos com recurso àqueles cartões.

Assim, hoje, no ‘dia sem cartões’, os clientes de estabelecimentos da restauração só podem usar como método de pagamento dinheiro. Este movimento pretende sensibilizar o Governo para as dificuldades que o setor atravessa, em resultado do aumento de impostos para a restauração.

Este fator, associado à perda de rendimentos dos trabalhadores, está a provocar danos que serão fatais para muitos restaurantes. O fecho destes estabelecimentos e a perda de postos de trabalho, bem como a falência de muitos empresários será o capítulo lógico, de acordo com as perspetivas dos representantes do Movimento Nacional de Empresários da Restauração.

Em destaque

Subir