Cultura

Restantes quatro finalistas do Festival da Canção são escolhidos hoje

Os restantes quatro finalistas do Festival da Canção 2019, cujo vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Israel, são escolhidos hoje, entre oito temas em competição na segunda semifinal.

Hoje à noite, a RTP1 transmite em direto, a partir dos estúdios de Lisboa, a segunda semifinal do concurso, que será apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato.

As oito canções em competição hoje serão, por ordem de apresentação: “O Lugar” (composta por André Tentúgal e interpretada por Lara Laquiz), “Lava” (Miguel Guedes/Dan Riverman), “Mar Doce” (composta e interpretada por Mariana Bragada), “O Jantar” (Pedro Pode/João Couto), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), “Pugna” (Surma), “Debaixo do luar” (Rui Maia/Mila Dores) e “Igual a ti” (NBC).

Destas, serão escolhidas quatro para a final, marcada para 02 de março, em Portimão.

Na primeira semifinal, que aconteceu a 16 de fevereiro, foram escolhidas para passar à final: “Telemóveis” (Conan Osíris), “Perfeito” (Tiago Machado/Matay), “A dois”, (Calema) e “Inércia” (D’Alva/Ana Cláudia).

“Telemóveis” recebeu a pontuação máxima do público e “Perfeito” a do júri.

Nas semifinais, o peso das votações é repartido entre os telespectadores e um júri presidido por Júlio Isidro, cujos elementos foram escolhidos pela RTP e do qual fazem parte as cantoras Rita Redshoes, Isaura, Maria João e Selma Uamusse, o radialista Álvaro Costa e o encenador e ator Pedro Penim.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

Os temas a concurso podem ser ouvidos, desde 21 de janeiro, no ‘site’ da RTP.

O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio em Israel.

Em destaque

Subir