Mundo

Responsável da FAO critica uso de alimentos para criar biocombustíveis

fome-somaliaCriar biocombustíveis através de alimentos é uma ideia “ridícula”, segundo Ann Berg, consultora da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Em declarações à Lusa, Ann Berg lembra que “há pessoas no mundo a morrer à fome”.

A produção de biocombustíveis a partir de alimentos avança no mundo, com números assustadores: só nos EUA, 40 por cento da produção do milho serve esta indústria, o que, para a FAO, “seria suficiente para alimentar cerca de 600 milhões de pessoas durante um ano”, lembra Ann Berg.

Nesse sentido, num mundo onde a fome mata, com dramas humanitários em diversas regiões do mundo, torna-se “ridícula” a ideia de desviar os alimentos para gerar biocombustíveis. Ann Berg, em declarações à agência Lusa, aponta medidas drásticas, como o fim dos subsídios que são entregues à indústria produtora de biocombustíveis.

Ann Berg salienta que se trata de uma opinião “pessoal”, e não uma posição formal da FAO, mas realça a gravidade do problema, que se agrava com a subida de preços do milho – 125 milhões de toneladas, nos EUA, são usadas na produção deste tipo de combustível.

“Há pessoas a morrer de fome em todo o mundo”, sublinha Ann Berg, que destaca que a procura de alimentos para servir a indústria fazem pressão sobre os preços de bens de primeira necessidade, aumentando o seu custo.

Em destaque

Subir