Categorias: Nas Notícias

Responsável da ANPC acusado de desviar 102 mil euros entre 2007 e 2009

Acusação do DIAP de Lisboa sustenta que Gil Martins, ex-comandante da Autoridade Nacional de Protecção de Civil (ANPC), desviou mais de 100 mil euros entre 2007 e 2009, para utilizar em seu benefício. O esquema de peculato e falsificação (que envolve os Bombeiros de Barcarena) tinha a ANPC como capa para pagamentos fraudulentos, entre os quais 70 mil euros para refeições e mais de 14 mil euros em equipamento informático e telemóveis.

Segundo a acusação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, o ex-comandante Gil Martins utilizou o seu poder para usar verbas em benefício pessoal, num total de 102 mil euros, entre os anos de 2007 e 2009. O Ministério Público não deteta mais responsáveis neste esquema que envolve a ANPC e também os Bombeiros de Barcarena.

Estes receberiam verbas a que não teriam direito, segundo a acusação, valores provenientes da Proteção Civil, sempre sob o domínio de Gil Martins. O ex-comandante recebia verbas em excesso, que eram desviadas do Estado.

No total, mais de cem mil euros que foram utilizados de diversas formas. A acusação aponta cerca de 70 mil euros só para refeições. Há também valores exorbitantes relativos outros bens que Gil Martins terá comprado.

A acusação aponta 14 700 euros em equipamentos de televisão, fotografia, vídeo e computadores; cerca de 2000 euros em dormidas em hotéis e mais de 9000 euros justificados como outras despesas. Tudo em benefício pessoal, sendo que nas refeições haveria terceiros que também usufruíram destas verbas.

Gil Martins terá enganado a ANPC, no que diz respeito aos pagamentos efetuados aos bombeiros de Barcarena, como falsos débitos da Proteção Civil por intervenções de combate a incêndios. Os pagamentos excessivos eram posteriormente reclamados aos bombeiros daquela corporação localizada em Oeiras.

Essas devoluções de dinheiro iriam posteriormente parar de forma indevida à conta do ex-comandante da Proteção Civil, Gil Martins, segundo alega a acusação do DIAP. No total, 102 euros, divididos em parcelas.

Os alegados crimes de peculato e falsificação cometidos por Gil Martins remontam aos anos de 2007, 2008 e 2009. Há também indícios de que outro comandante da ANPC terá recebido pagamentos em horas extraordinárias que não lhe eram devidos.

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias