Tecnologia

Responsáveis do Facebook alertam para a dependência que a rede pode causar

facebook1Aviso é dado pela própria rede social, que se compara a um bolo de chocolate. Em Portugal, mais de quatro milhões de portugueses têm perfil criado na maior plataforma online do planeta virtual.

Utilizar o Facebook pode ser algo parecido ao vício de comer chocolate. Pode parecer uma contradição, mas são os próprios responsáveis da rede social que lançam o alerta.

Na imagem publicada naquela plataforma, o Facebook mostra um bolo de chocolate com uma fatia retirada. A doçura tem ainda a seguinte mensagem: “Cakes are like facebook” (os bolos são como o Facebook). Resumindo, podem viciar e fazer mal à saúde.

O Facebook foi criado por Mark Zuckerberg em 2003. No ano seguinte, o estudante norte-americano abriu a plataforma para todo o mundo. Foram precisos depois alguns anos para a rede entrar nas nossas vidas. Em Portugal, pelos anos de 2007/2008, eram utilizadas outras plataformas, caso do Hi5 por exemplo, mas o Facebook rapidamente ‘cilindrou’ toda a concorrência.

Hoje, mais de quatro milhões de portugueses têm perfil criado na maior rede social do mundo. Contudo, existem alguns perigos escondidos, desde logo relacionados com a privacidade.

Além disso, é um facto que inúmeros utilizadores já não passam sem a rede, seja em casa, no local de trabalho ou mesmo enquanto se deslocam. Com o ‘boom’ dos smartphones, o Facebook passou também estar no bolso.

Um estudo norueguês, publicado em maio deste ano, comparou mesmo a utilização do Facebook ao vício das drogas e do álcool. Clique aqui para saber mais.

Em destaque

Subir