Nas Notícias

Respira-se melhor em Portugal depois da “boa” nota para a qualidade do ar

ceu limpoA qualidade do ar em Portugal é “boa” e, em certos dias do ano passado, foi “mesmo boa”, adianta o Relatório do Estado do Ambiente, documento que salienta a “redução mais acentuada das emissões de poluentes face ao decréscimo do consumo energético”.

A qualidade do ar em Portugal é “boa”. A avaliação é da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que ontem divulgou o Relatório do Estado do Ambiente relativo ao ano de 2011, no qual foram registados mais dias com nota “muito boa” e menos dias “maus”, quando em comparação com 2010.

As melhorias na qualidade foram sentidas em especial nos ares do Vale do Sousa, na área de Estarreja, no centro interior e no Alentejo interior, mas a APA também destacou as evoluções no Norte interior, nos Açores e na linha Faro-Olhão.

O principal fator para estes registos foi “uma redução mais acentuada das emissões de poluentes face ao decréscimo do consumo energético, o que indica uma melhoria ao nível da implementação de tecnologias de controlo da poluição”, como explica o relatório.

Quanto à poluição atmosférica por ozono, em 2011 “foram registados 22 dias com excelências ao limiar de informação, denotando um decréscimo face ao ano anterior”.

Em destaque

Subir