Nas Notícias

“Resiliência” foi a palavra mais pesquisada no Priberam em 2015

A palavra foi a mais pesquisada no Dicionário Priberam quer pelos utilizadores portugueses, quer pelos brasileiros. Em Portugal, a segunda mais pesquisada em 2015 foi “indigitar”; no Brasil, foi “procrastinar”.

“Resiliência” é um termo muito ouvido no discurso político, em Portugal, no Brasil e no mundo.

“Resiliência” foi a palavra mais pesquisada pelos mais de 25 milhões de visitantes do Dicionário Priberam: quer nos acessos a partir de Portugal, quer nos que foram realizados pelos utilizadores do Brasil, a palavra surge como a mais procurada ao longo de 2015.

Contudo, o resto do top-10 das palavras mais pesquisadas já reflete as diferenças culturais e sociopolíticas de cada um dos países.

Já agora, o que nos diz o Priberam sobre o substântivo feminino “resiliência”?

Na Física, é a “propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação”.

Em sentido figurado, aquele em que a palavra mais se aplica no dia a dia, é “a capacidade de superar, de recuperar de adversidades”.

É assim que temos “indigitar” como a segunda palavra mais pesquisada pelos utilizadores portugueses do Dicionário Priberam; “procrastinar” surge como o termo classificado em segundo lugar no top-10 dos acessos com origem no Brasil.

Além disso, ao longo do ano, as palavras mais pesquisadas em determinados dias refletiram diretamente os acontecimentos mundiais ou nacionais mais relevantes: do “plafonamento” à “xenofobia”, passando pelo “impeachment” ou pelo “piropo”, o Dicionário Priberam foi usado para tirar dúvidas sobre o significado das palavras mais usadas no dia-a-dia.

O top-10 das palavras mais pesquisadas em Portugal, liderado por “resiliência”, é composto, por esta ordem, por “indigitar”, “paradigma”, “dicotomia”, “cessão”, “conselho”, “expectativa”, “pormenor”, “procrastinação” e “quesito”.

Em destaque

Subir