Economia

Resgate financeiro: 40 mil milhões já entraram nos cofres de Portugal

troikaMais de metade do valor acordado com Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu já entrou nos cofres do Estado português: 40 mil milhões de euros, de um total de 78 mil milhões. A tranche mais recente foi entregue em dezembro e janeiro.

A informação foi tornada pública pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público: Portugal já recebeu 40 mil milhões do plano de resgate da troika, o que representa mais de 50 por cento do total do valor acordado.

Estes valores representam três tranches, pagas após avaliações ao Governo, e foram provenientes do Fundo Monetário Internacional, do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira e do Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

A troika fizera uma avaliação positiva do programa de ajuda externa, o que permitiu a Portugal receber a terceira tranche do empréstimo total de 78 mil milhões. Entre dezembro e janeiro os cofres do Estado receberam 8103 milhões de euros.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou que a troika avaliou o cumprimento das medidas estabelecidas no programa de resgate financeiro, tendo sido reconhecido um avanço sustentado nas finanças públicas, na estabilização do sistema financeiro e na aplicação de reformas.

“A terceira tranche, de cerca de 8000 milhões de euros, será entregue a Portugal em duas fases”, referiu Vítor Gaspar. A primeira foi entregue em dezembro de 2011 e a outra em janeiro de 2012.

O Governo tem apresentado as medidas de austeridade planeadas e chegou mais longe do que o exigido, com o corte do 13.º mês, por exemplo. As avaliações periódicas feitas pela troika estão a merecer nota positiva.

Em destaque

Subir